domingo, 23 de setembro de 2012

Arquitetura Renascentista


Renascimento
O Renascimento acontece após o fim da Idade Média, entre os séculos XIII e XVII.
É característico da época o ressurgimento do humanismo, característico este do povo grego. Valorizou-se a racionalidade e a busca por respostas, que se deram através de estudos da matemática, literatura e arte. Foi uma época de grandes avanços culturais, econômicas e sociais.
O tratado de Vitrúvio foi reencontrado, e, a partir de então, as construções clássicas foram reconhecidas, elaborados estudos e inventários das construções romanas, além de surgir a noção de preservação e restauro. Recuperou-se os princípios clássicos, tais quais, foram reavaliados e reinterpretados.
Foi nessa época também que houve surgimento da profissão de Arquiteto. Filippo Brunelleschi (1377-1446) desenvolveu a perspectiva linear. Ele introduziu aos princípios clássicos um espaço octogonal coberto por uma cúpula, no projeto da Catedral Santa Maria dei Fiore.
Estilo Renascentista
A arquitetura renascentista é uma reinterpretação do clássico. Seus fundamentos são o uso das figuras geométricas elementares a reutilização das ordens gregas. Estruturas que permitem a combinação de colunas, pilastras e arcos, alem de plantas em formas cruciformes e cúpulas.
  
Principais Obras Renascentistas
Famosas construções renascentistas são Catedral Santa Maria dei Fiore em Florença, Basílica de São Pedro e a Capela Sistina.



 




Basílica de São Pedro, projetada por Bramante cúpula por Michelangelo (construção de 1506-1626).

Nenhum comentário:

Postar um comentário